Medicina Esportiva

NOSSA ESTRUTURA

O Centro de Medicina Esportiva dispõem de um espaço de 200 m², dividido em seis salas de atendimento e exames, a unidade proporciona direcionamento técnico de ortopedistas, cardiologistas e nutrólogos, entre outros profissionais, para atender pessoas que buscam sua melhor performance.

Os serviços são oferecidos à atletas profissionais, esportistas amadores e pessoas que simplesmente queiram iniciar a prática regular de atividade física com uma orientação precisa e profissional.

Dr Runco Medicina Esportiva Avaliação Isocinética
Dr Runco Medicina Esportiva Avaliação Isocinética

AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA

A avaliação isocinética tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares que possam interferir na prática ou no retorno para realização de atividades esportivas e até mesmo nas atividades da vida diária. O dinamômetro isocinético permite quantificar a função e o desempenho muscular do avaliado, atuando como um método preventivo e terapêutico de lesões musculares.

 

As variáveis de Força, Potência e Resistência Muscular podem ser estudadas isoladamente para cada grupamento muscular, podendo ser aplicada nas articulações de joelho, quadril, tornozelos, punho, cotovelo e ombro, sendo realizada com uma velocidade fixa e uma resistência adaptável.

 

Esta é a única maneira de sobrecarregar um músculo de modo dinâmico até sua capacidade máxima. Com esta avaliação podemos verificar possíveis desequilíbrios musculares, causas de sérias contusões, gerando parâmetros quantitativos e eficazes para otimizar a reabilitação física dos esportistas lesionados. Os valores obtidos no teste devem ser comparados com o membro contralateral e com a musculatura antagonista ao movimento realizado.

Indicações

Avaliação pré e pós-operatória;
Avaliação pré-programa de exercícios físicos para orientação do trabalho muscular;
Melhora do desempenho muscular;
Prevenção de lesões;
Avaliação do equilíbrio muscular entre os membros;
Avaliação do equilíbrio muscular entre agonistas e antagonistas;
Fornecer dados para direcionamento do tratamento e/ou treinamento muscular.

Vantagens

Avaliação pré e pós-operatória;
Eficiência: é a única maneira de sobrecarregar um músculo que está se contraindo dinamicamente até sua capacidade máxima em todos os pontos da sua amplitude de movimento;
Segurança: o individuo nunca encontrará mais resistência do que consegue manipular, pois a resistência é igual à força aplicada;
Sobrecargas em várias velocidades;
Reprodutibilidade dos testes fisiológicos;
Comprovação objetiva do teste.

 

Com todos estes recursos podemos afirmar que o teste isocinético permite examinar objetivamente a função e o desempenho muscular de uma maneira segura e confiável.

BAROPODOMETRIA

baropodometria é um exame de alta tecnologia usado na avaliação postural de atletas e pessoas comuns, praticantes de esportes ou não. Tem como objetivo identificar as alterações adotadas pelo corpo através do contato dos pés que geram patologias de diferentes tipos, ortopédica, traumatológica e/ou posturais.

 

INDICAÇÕES

 Pé plano ou cavo;

 Esporão de calcâneo;

 Fascite plantar;

•  Diferença de comprimento de membros inferiores;

•  Artroses;

•  Periostites (Canelite).

Dr Runco Medicina Esportiva Baropodometria

EM BREVE TAMBÉM ESTARÁ DISPONÍVEL O EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA