Conheça o Núcleo Ortopédico da Barra

16-11_blog_runco

O Núcleo Ortopédico da Barra, um centro de medicina esportiva com serviços especializados para o esportista amador e profissional, e também conta com recursos tecnológicos disponíveis para atletas de alto rendimento.

 

O Americas Medical City – maior complexo médico-hospitalar do Rio de Janeiro – inaugura na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, um Centro de Medicina Desportiva voltado para atletas profissionais, esportistas amadores e pessoas que simplesmente queiram iniciar a prática regular de atividade física com orientação precisa. O modelo é único no Rio de Janeiro, por oferecer a atenção de uma equipe altamente especializada em esportes de rendimento integrada aos dois hospitais do Americas: Samaritano e Vitória.
Com um espaço de 200 m², dividido em seis salas de atendimento e exames, a unidade proporciona direcionamento técnico de ortopedistas, cardiologistas e nutrólogos, entre outros profissionais, para atender pessoas que buscam sua melhor performance.

 

O ortopedista José Luiz Runco, que atuou na Seleção Brasileira de Futebol por 16 anos e se dedicou por mais de três décadas ao Clube de Regatas do Flamengo, coordenará a área de traumatologia do esporte no novo centro.

“O modelo de atenção integral nos permitirá avaliar não somente o preparo físico do atleta ou do amador, mas traçar um planejamento organizado e estratégico para garantir uma prática de exercícios segura e eficaz”, diz o especialista.

Já a cardiologia ficará sob a gestão do médico Fernando Bassan, que traz no currículo o atendimento a atletas de times de futebol e lutadores de MMA, além do trabalho assistencial nas duas unidades do Hospital Samaritano. Bassan chama atenção para a relevância da orientação profissional ao iniciar um programa de atividades físicas.

“O chamado ‘atleta de final de semana’, que não se preocupa em manter uma constância nos exercícios, é um individuo passível de sofrer com problemas de saúde decorrentes do sedentarismo e precisa ser melhor orientado”, alerta.

O cardiologista observa ainda que a atividade física reduz a incidência de doenças cardiovasculares em 36% e do diabetes em 42%, assim como a prevalência dos cânceres de intestino e de mama em 32% e 20%, respectivamente.

16-11_blog_runco-2

A adoção de equipamentos de alta tecnologia teve papel essencial na estruturação do centro. Técnicas como a baropodometria e a avaliação isocinética auxiliam a precisão do diagnóstico e já estão disponíveis aos clientes da unidade. O baropodômetro permite identificar não apenas a pressão sob a planta do pé e o tipo de pisada, mas também os pontos de instabilidade, a área de impulso e possíveis alterações biomecânicas.

“O exame com o auxílio desse instrumento permite a captura de dados exatos e funcionais da pessoa. Os valores obtidos refletem exatamente o que acontece com o pé durante o caminhar e, ao registrarmos alguma dor ou lesão, temos como identificar e tratar o problema de forma mais precisa”, informa Runco.

Outro aparelho de destaque é o de avaliação Isocinética, que analisa a musculatura e os possíveis desequilíbrios que levam ao desgaste prematuro das articulações, indicando exatamente as áreas que precisam ser trabalhadas. Em casos de reabilitação pós-cirúrgica, que exigem assistência de fisioterapia, o equipamento ajuda a identificar em qual momento os músculos poderão voltar a ser exercitados normalmente.

“Trata-se de uma tecnologia que, antes, era utilizada somente para avaliar atletas com alto desempenho. Mas, por garantir segurança e o correto direcionamento do treinamento muscular, atualmente é uma importante ferramenta no tratamento em medicina do esporte para amadores também”, explica Runco.

Em comum nos currículos dos profissionais que atendem no novo Centro de Medicina Desportiva, está a sólida experiência na assistência a atletas profissionais, disponível agora a todos que buscam aumentar seu desempenho, com saúde e segurança.

Endereço
Av. Jorge Cury, 500 / Bloco A – Salas 224, 246, 247 e 248
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Como chegar?

Funcionamento
Segunda a Sexta, das 9h às 18h.

Telefones
Ortopedia e Traumatologia: (21) 3444-5848 e (21) 3444-5847.
Cardiologia: (21) 3186-2713 e (21) 3281-2823.

A unidade atende clientes particulares e de convênios de saúde.